RODOVIÁRIA METROPOLITANA É PARCEIRA DO CABEÇA DE TOURO
Fazer o esporte amador acontecer é tarefa de muita persistência. A colaboração de alguns que acreditam que o esporte é importante elemento protetor da juventude e alimentador de muitos sonhos para outros, é que tem permitido que o CABEÇA DE TOURO FUTEBOL CLUBE se mantenha nas competições oficiais do Campeonato Pernambucano de Futsal, nas categorias Adulto, Sub-12 e SUB-15 e no Campeonato Pernambucano de Beach Soccer (Futebol de Areia), na Arena do SESC Piedade, nas categorias adulto masculino e feminino, SUB-12 e sub-15, ambas são competições oficiais das respectivas federações.
Sempre que solicitado, tanto o amigo ALEXANDREiBARROS como o FERNANDO, têm se esmerado em atender os nossos pleitos, alguns até intempestivos, numa prova inconteste de que a Rodoviária Metropolitana, do Empresário e Deputado Federal José Chaves preocupa-se com as ações sociais e com a nossa juventude.
A diretoria e todos os que fazem o CABEÇA DE TOURO agradecem o apoio que já vem de longas datas e que reflete o compromisso da empresa e do empresário com o social.
Foi realizado no Espaço COUNTRY em São Lourenço da Mata, em alto estilo o 29º aniversário dos VETERANOS INDEPENDENTES DE SÃO LOURENÇO DA MATA, com presença do Deputado Federal, canditado a reeleição EDGAR MOURY e o nosso amigo canditado a Deputado Estadual VINÍCIUS LABANCA.
No intervalo da Orquestra da PMPE que estava abrilhando a festa, foi apresentado pelo então Presidente dos Veteranos DIDIO, pelo lado da situação para concorrer à eleição de Presidente do grupo PEREIRA NETO, que por outro lado surgiu um candidato a oposição a eleição RIVALDO (Toco). PEREIRA NETO ganhou a eleição com uma votação esmagadora sobre seu adversário com 28 votos contra 8. Ou seja, com mais de 78% (setenta e oito por cento) dos votos.
Confira na galeria de FOTOS abaixo, o colorido calor dos sócios e convidados presentes, regados com vinte grades de cervejas estupidamente geladas, dez litros de whisk, etc e tal; frutas (abacaxi, mamão, maça, melão, banana, pêra, uva, goiaba, melancia, morango, manga, ameixa e outras); churrascos (bovino e caprino); calabresas (porco e frango); Feijoada, Sarapatel e guisado de costela de boi, preparados pelo casal (Mulher e Esposo) Suamy e Marco do Queijo.
Agradece. . .
A Diretoria!!!
Personalidade
Geralmente, as nativas de Virgem são muito prestativas e preocupadas com as pessoas próximas. Por serem de um signo mutável de terra, gostam de ajudar, são super inteligentes e exigentes consigo mesmas, pois querem dar o seu melhor na vida. Por isso, podem ser daquelas que se magoam pra valer se vão mal numa prova para a qual estudaram. Têm muito talento para a escrita, e têm um jeitinho crítico, que pode ajudá-las na profissão. Adoram enviar mensagens carinhosas às amigas, são boas conselheiras e super competentes em tudo o que fazem. Preocupam-se com corpo, saúde e aparência, por isso podem ser daquelas que carregam sempre um remedinho ou um hidratante na bolsa, tendo tendência à hipocondria.
Amor
Você gosta de parceiros românticos, que colocam o amor acima de tudo. Por se dedicar muito ao relacionamento, espera parceria e cumplicidade, podendo tornar-se exigente com seu companheiro. Quer construir um amor sólido e meio espiritualizado. Sente-se atraída por parceiros sensíveis, de bom coração, mas um pouco confusos, que não conhecem seus limites. Por isso, você corre o risco de se sentir desvalorizada e não tão amada quanto gostaria e suas reações podem ser as mais destrutivas possíveis. Evite se humilhar e fique esperta para não ser a chata da relação, ta? Outra sugestão é se ligar para não fazer todas as vontades do namorado e depois ficar se sentindo boba. A dica é tentar ser menos racional e deixar a vida fluir um pouco, fazendo o que lhe dá prazer, de verdade, sem tanta encanação.
A Galera
Seu lema é ajudar, fazer pelo outro, melhorar o mundo... E com a galera você mais parece mãe do que amiga, pois gosta de fazer agrados e mimos a todo mundo. Adora escrever mensagens carinhosas no orkut e no caderno dos amigos, mandar torpedos e ficar horas fofocando no MSN... É acolhedora, sabe ouvir os problemas dos outros e dar conselhos... Com esse jeitinho prestativo, pode acabar assumindo tarefas que seriam coletivas, como fazer sozinha um trabalho de grupo.
Profissão
Você é prática, sabe trabalhar em equipe e com chefia, tem disciplina e é super dedicada ao que faz. Fica lisonjeada com posições de responsabilidade. Pode se dar bem em funções administrativas e financeiras (secretariado, contabilidade, banco), em áreas de terapia, como psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e tem um talento enorme para a medicina e a química... Além disso, você pode atuar como pesquisadora, em ONGs, em áreas de consciência ambiental e em ramos da biologia, como biomedicina, veterinária, farmácia. Pode ser crítica literária, pelo talento para a escrita.
Estilo
Seu estilo é aquele arrumadinho moderno. Você gosta de tudo combinando, acessórios, roupa, jeito de prender o cabelo... tudo de acordo com a ocasião. Detesta parecer muito arrumada ou muito largada. Na medida! Por se preocupar com a aparência, em manter a forma, você é super vaidosa. Usa cremes, perfume, maquiagem... Com as roupas, é discreta e sensual, ao mesmo tempo. Gosta de fazer um estilo básico e clean, com um charme todo especial.
A amiga de Virgem
Ela é prestativa, sempre traz alguma surpresinha gostosa, como um pedaço de bolo, ou aquele exato objeto que você estava precisando. Ela é super ligada nesse tipo de mimo. É companheira, generosa e pode ser ótima companhia para estudar com você aquela matéria difícil. Essa amiga deixa mensagens carinhosas e adora um elogio, pois se sente muito feliz em ser reconhecida. Por gostar de sentir-se útil, ela tem prazer em acompanhá-la em atividades que muitas outras pessoas achariam tediosas, como ir à farmácia, fazer exames, check-ups... É antenada em regimes alimentares e pode ser ótima para monitorar sua tentativa de dieta. Aliás, tudo que precisar de supervisão, a amiga de Virgem está lá para dar aquela mãozinha.
Foi realizado domingo (dia 15 de agosto) no Conjunto Residencial - ABC/Bloco "C" em Boa Viagem, um festa de arromba em comemoração do amigo Valter Soares - Tesoureiro do GRES a tourada.
Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém nunca poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá nos elogiar por termos conseguido.
Autor desconhecido
O chefe do departamento de pessoal de uma grande empresa justificava ao jovem solteiro, de belo currículo, o motivo de não o contratar:
- Desculpe, mas nossa empresa só admite homens casados.
- Por quê? Por acaso, os homens casados são mais inteligentes e competentes que os solteiros?
- Não, mas estão mais acostumados a obedece.
Ser Estudante
"Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição."
Autor: ( Marina da Silva )
“Deus fez os abismos para que o homem compreendesse as montanhas. Fez o fogo para que o homem valorizasse as águas. E fez você para que com Ele descobrisse a vida que há pela sua frente e encontrasse a felicidade. Portanto... Seja Feliz"
Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente
recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber
o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.
Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,
mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber
quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores
escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra
que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta
aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja
grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha
tudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso
para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe
até que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para
um caminho de honestidade e de Bem.
Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim
" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta
se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,
atento e amoroso - com a alma de joelhos -
pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos ...
Texto de Silvia Schmidt
Hino do município de São Lourenço da Mata
Letra por Ataíde de Moura
Melodia por Pe. Jaime Diniz
Estribilho
São Lourenço não temeu O terror de Valeriano, E todo povo que é seu
Não teme nenhum tirano...
São Lourenço o teu povo, o teu nome
Cada dia mais crescem na história,
A ferrugem do mal não consome
Teu valor, teu poder, tua glória.
São Lourenço da Mata, és amado
Dos teus filhos queridos de Deus
Quis o céu te fazer elevado
Por ficares mais perto dos céus.
Município que Deus abençoa:
Nos teus cimos o sol luz primeiro,
Tua vida será longa e boa
Sob as bençãos do teu padroeiro.
Os teus campos adornam ridentes
Com riquezas do solo feraz,
Tuas várzeas de canas videntes
Apendoam bandeiras da paz...
Povo forte, feliz, decidido,
Que os poderes sagrados invocas
São Lourenço te fez destemido,
O maior dos heróis da Tabocas.
Os teus feitos te fazem crescer,
Tuas preces te fazem viril;
Tens a Glória infinita de ser
Um pedaço imortal
Criada por Clodoaldo Gomes de Araújo, em 1967, a bandeira do município é constituída de 3 faixas horizontais de igual tamanho e largura, nas cores verde branco e azul.
BRASÃO
Criado por Clodoaldo Gomes de Araújo, no ano de 1967, o brasão do município é composto por diversos elementos que fazem parte da própria história da cidade. O escudo é o elemento de fundo típico de diversos brasões e remete a uma arma de defesa de guerra, elemento bastante utilizado nas lutas durante a idade medieval. O canhão iluminado pelos raios do sol, no centro do brasão, faz alusão a restauração pernambucana, fato histórico do Estado de Pernambuco, e que São Lourenço da Mata esteve inserido. Durante a invasão holandesa em Pernambuco (1630-1654), parte do território de São Lourenço da Mata foi invadido, e o canhão representa a batalha vencida contra os holandeses. O feixe de cana-de-açúcar remete a vegetação típica do município, que durante muitos anos teve nas produções dos engenhos de cana-de-açúcar uma de suas maiores fontes de renda. Assim como o feixe de cana, os ramos de pau-brasil também simbolizam a vegetação típica e abundante da região, e que apesar da exploração exacerbada durante o período de colonização, diversos pés de pau-brasil ainda sobrevivem no município.
25/03/1892 - 25/08/1982 - Temolião Duarte De Albuquerque Maranhão
08/11/1892 - 28/03/1893 - Francisco De Paula Corrêa De Araújo
28/03/1893 - 09/09/1893 - Justino Epaminondas De Assunção Neves
09/09/1893 - 15/11/1895 - Francisco De Paula Corrêa De Araújo
15/11/1895 - 15/11/1898 - Francisco Gomes De Araújo Sobrinho
15/11/1898 - 15/11/1901 - Francisco De Paula Corrêa De Araújo
15/11/1901 - 15/11/1904 - Francisco Gomes De Araújo Sobrinho
15/11/1904 - 20/07/1907 - Francisco De Paula Corrêa De Araújo
20/07/1907 - 20/09/1907 - José Duarte De Albuquerque Maranhão
29/09/1907 - 15/11/1907 - Francisco Gomes De Araújo Sobrinho
15/11/1907 - 02/04/1908 - Adolfo Morais De Albuquerque Maranhão
03/04/1908 - 04/04/1910 - Belmiro Corrêa De Araújo
04/04/1910 - 01/09/1910 - Adolfo Morais De Albuquerque Maranhão
02/09/1910 - 15/11/1910 - Belmiro Corrêa De Araújo
15/11/1910 - 10/07/1912 - Henrique Cavalcanti De Queiroz Monteiro
11/07/1912 - 30/09/1912 - Joaquim Moreira De Paiva
30/12/1912 - 15/11/1913 - Diniz Perilo De Albuquerque Melo
15/11/1913 - 15/11/1916 - Marcos Pêssoa De Melo
15/11/1916 - 15/11/1919 - Hermino Moreira Dias
15/11/1919 - 16/02/1922 - Francisco Gomes De Araújo Sobrinho
16/02/1922 - 07/09/1923 - Antônio De Araújo Beltrão
07/09/1923 - 15/09/1925 - Luiz Francisco Corrêa De Araújo
15/11/1925 - 12/07/1927 - Francisco Tavares De Moura
13/07/1927 - 15/11/1928 - João Clímaco De Miranda
15/11/1928 - 16/10/1930 - Leôncio Gomes De Araújo
17/10/1930 - 15/08/1936 - Renato Carneiro Da Cunha
15/08/1936 - 06/12/1937 - Apolônio Jorge De Farias Sales
08/12/1937 - 18/09/1944 - Anacleto Alves Da Silva
23/11/1944 - 16/11/1947 - Luiz Francisco Corrêa De Araújo
16/11/1947 - 16/11/1951 - Mário Henriques Mafra
1955 - Fernando Corrêa De Araújo
1959 - Josué Pereira De Oliveira
1963 - José Lapenda Filho
1968 - Fernando Corrêa De Araujo
1972 - José Lapenda Filho
1976 - Josué Pereira De Oliveira
1982 - José Lapenda Filho
1988 - Ettore Labanca
1992 - Antônio Cândido Barbosa
1996 - Ettore Labanca
2000 - Jairo Pereira De Oliveira
2004 - Jairo Pereira De Oliveira
04/2008 - 12/2008 - Tito Pereira De Oliveira
2009 - Ettore Labanca
Festa do Pau-Brasil
- A árvore tem uma semana inteira dedicada a ela em São Lourenço da Mata. Nesse período, moradores e visitantes participam de gincanas ecológicas, aproveitando para divulgar a preservação. Também há distribuição de mudas de diversas árvores e plantas.
Junho
- O Santo que recebe uma grande homenagem é o casamenteiro Santo Antônio. Nessa época do ano, as simpatias para o santo são tradição na cidade.
Agosto
- Calendário Religioso é um dos mais importantes da cidade. A festa de maior destaque é dedicada ao padroeiro da cidade, São Lourenço. A comemoração movimenta toda a população que participa de novenas e procissões.
Até 1775, São Lourenço da Mata era apenas um distrito subordinado aos municípios de Recife e Paudalho. A emancipação da área veio junto com a denominação São Lourenço da Mata apenas em 13 de junho de 1884, quando o distrito foi elevado à categoria de vila e desmembrado de Recife e Paudalho pela lei provincial nº 1.805. Em 10 de janeiro de 1890 foi instalada a vila, formada pelos distritos de São Lourenço da Mata e São Lourenço do Sul.
A Lei nº 1805 teve execução no regime republicano e de acordo com o decreto de 9 de janeiro de 1892 foi eleito em 21 de fevereiro e tomou posse em 25 de março do mesmo ano, o primeiro governo do município, formado pelo prefeito Temolião Duarte de Albuquerque Maranhão. Devido as instabilidades dos primeiros tempos da República, o primeiro governo foi dissolvido e já em 8 de novembro de 1892, o Dr. Francisco de Paulo Corrêa de Araújo assumiu a segunda administração municipal, passados apenas oito meses da primeira gestão.
Em 1º de julho de 1909 a vila foi elevada a condição de cidade e sede municipal, novamente com a denominação de São Lourenço da Mata, que desde 1854 teve anexado o distrito de Nossa Senhora da Luz, e ao de Camaragibe em 1908. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09 de dezembro de 1938, o município de São Lourenço da Mata passou a denominar-se São Lourenço, voltando a antiga denominação apenas em 1943, pelo decreto-lei estadual nº 952. Em 1963, o distrito de Camaragibe foi elevado à categoria de município e desmembrado de São Lourenço da Mata. Já em 1964, foi extinto e anexado novamente a cidade, sendo desmembrado definitivamente apenas em 1982.
Agroindústria voltada para o álcool e o açúcar.
Localização
Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Recife.
Limites
Ao norte com Chã de Alegria, Paudalho, Paulista e Recife, ao sul com Recife, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Vitória de Santo Antão, a leste com Recife e a oeste com Vitória de Santão e Chã de Alegria.
Acesso Rodoviário
BR-408.
Distâncias
17 km da Capital.
Principais Pontos Turísticos
São Lourenço da Mata convive em harmonia com os antigos engenhos de açúcar, igrejas em estilo barroco e um bosque de árvores pau-brasil. Nos engenhos Tapacurá, Constantino e Gangacá, é possível reviver a história colonial do Brasil, visitando as rodas dágua que moviam as máquinas, as casas grandes e as capelas. Lá está instalada também a Barragem de Tapacurá com o centro de pesquisas ecológicas.
(Pés de pau-brasil): Avenida Belmino Correia
Atualmente, a Prefeitura de São Lourenço da Mata estuda projetos que viabilizem roteiros turísticos que incluam o acesso a estes engenhos, proporcionando aos admiradores do segmento o acesso aos casarios e as suas estruturas, assim como a gastronomia típica. Outro atrativo do município é a Estação Ecológica de Tapacurá, que ocupa uma área de 776 hectares. Pertencente a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a sua finalidade são as pesquisas em botânica, zoologia e ecologia, com hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica.
Construída em 1621, com altar-mor em estilo barroco, a Igreja fica localizada no bairro do Alto da Igreja, no paço da Prefeitura Municipal, e tem como santo padroeiro São Lourenço.
O município de São Lourenço da Mata está localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), limitando-se com as cidades de Paudalho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Camaragibe, Vitória de Santo Antão e Chã de Alegria. Localizada a 18 km do Recife, a extensão territorial da cidade compreende uma área de 264 km² e abriga quase 98. 402 habitantes, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, especula-se que a densidade populacional do município está acima dos 100 mil habitantes, sendo destes 92% residentes na zona urbana, e 8% na zona rural. As principais vias de acesso da cidade são as rodovias pavimentadas BR-408 - que está sendo duplicada por iniciativa do Governo do Estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) -, e a PE- 05. O clima da cidade é do tipo tropical chuvoso, com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em maio e término em agosto. A precipitação média anual é de 1300,9 mm. A vegetação é predominantemente do tipo floresta subperenifólia, com partes de floresta hipoxerófila. A economia formal do município se compõe basicamente dos setores de comércio, serviços de pequenas e médias empresas, e da administração pública.
Localização: Litoral/Mata, microrregião metropolitana, 18 km do Recife.
Área: 264,3 km2
População: 99.945 (IBGE 2008)
Vegetação: Floresta sub perenifólia, com partes de floresta hipoxerófila.
Precipitação pluviométrica média anual: 1.300,9 mm
Meses chuvosos: Abril e maio
Data de comemoração da emancipação política: 10 de janeiro
Dia de feira: Sábado
Padroeiro: São Lourenço Mártir
Base econômica: Agroindústria
Ano de instalação: 1884
Altitude: 58 metros
Cidades limítrofes: Ao norte, Paudalho. A leste, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao sul, Jaboatão e Moreno. A oeste, Vitória de Santo Antão e Glória do Goitá.
Clima: Brando, ameno. Mais quente nos meses de outubro a março, chegando à temperatura máxima de 32 graus durante o dia. De abril a setembro, principalmente nos meses de junho e julho, a temperatura chega aos 18 graus.
O nome São Lourenço da Mata foi dado em homenagem ao primeiro diácono da Igreja que se chamava Lourenço e lutou pelo povo da cidade. No auge da perseguição do Imperador Valeriano, o Papa Sisto II, foi preso e levado ao martírio. Por isso, pediu a Lourenço que distribuísse tudo que tinha para os pobres.