Considerada a capital do Pau-Brasil, São Lourenço da Mata, distante 18 km do Recife, é uma das cidades mais antigas de Pernambuco. Registros locais confirmam que os primeiros habitantes de São Lourenço foram os índios Tupinambás, em 1554. O município recebeu o título de capital do Pau-Brasil por causa da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica, onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil. Lourenço reuniu um grupo de indigentes, os apresentou diante de Valeriano e disse: Eis aqui o nosso tesouro, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda as partes. Sua ousadia foi penalizada com sua condenação à morte, sendo assado vivo.
Hoje, o santo São Lourenço é sempre lembrado nas missas. Por ser o padroeiro da cidade, São Lourenço recebe em sua homenagem, todos os anos, uma festa animada com shows, apresentações folclóricas, procissões e missas.
O nome São Lourenço da Mata foi dado em homenagem ao primeiro diácono da Igreja que se chamava Lourenço e lutou pelo povo da cidade. No auge da perseguição do Imperador Valeriano, o Papa Sisto II, foi preso e levado ao martírio. Por isso, pediu a Lourenço que distribuísse tudo que tinha para os pobres.
0 comentários