A Copa do Mundo de 2014 faz da cidade fluminense favorita para receber a abertura da competição. Das outras quatro candidatas, o iG apurou que Belo Horizonte e Brasília estão fora da disputa. Salvador tem um padrinho forte, mas problemas estruturais, e São Paulo, a preferida da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), superou questões legais, mas ainda não consegue viabilizar financeiramente a construção do “Fielzão”, estádio do Corinthians que foi indicado pelo COL (Comitê Organizador Local) como palco preferencial para o jogo inaugural.
Receber o IBC desequilibra e praticamente define a disputa a favor do Rio. Além de ser o palco da decisão do Mundial, a cidade já conta com anuência implícita do Governo Federal. O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., confidenciou em evento recente que o Rio de Janeiro tem atualmente 90% de chances de abrir e fechar a Copa. Como duas das principais atrações de uma Copa no Rio, é natural que o COL e a Fifa façam da cidade a base estratégica do Mundial brasileiro.
Foto: FIFA/ Divulgação
Maracanã em obras para a Copa do Mundo: estádio deve receber a abertura e a decisão
Seguindo padrão
As últimas Copas do Mundo seguiram essa lógica – a cidade que ganhou o IBC levou também o jogo inaugural. Em 2010 o mundo viu uma situação idêntica à qual está para ser confirmada no Brasil. Joanesburgo foi o palco da abertura, da final e do Centro de Imprensa. Em 2002 e 2006 Seul e Munique receberam, respectivamente, os jogo inaugurais e centro de imprensa das Copas da Ásia e da Alemanha.
Receber o Centro de Imprensa é fundamental em uma Copa do Mundo por dois motivos: primeiro pela quantidade jornalistas, que normalmente gastam mais do que turistas, que ficarão somente no Rio durante o Mundial – pessoas de retaguarda de emissoras de TV e de Rádio não viajam pelas sedes, permanecendo apenas no IBC. Segundo que a Fifa costuma realizar na cidade do Centro o jogo inaugural, que é o que recebe o maior número de jornalistas, mais até do que na final. O Rio também terá o IBC na Copa das Confederações, em 2013.
Por meio da assessoria, a secretaria especial para a Copa da prefeitura paulistana parabenizou o Rio e informou que a cidade trabalha normalmente para receber a abertura da Copa do Mundo. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o COL (Comitê Organizador Local) e o Ministério dos Esportes não se pronunciaram até o momento. Indicar o Rio como sede do IBC, para membros do Comitê paulista, é mais uma maneira de pressionar o Governo de São Paulo a liberar dinheiro para a construção do "Fielzão". O secretário geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, gravou entrevista para "TV Globo" com críticas à candidatura paulista. Deve ir ao ar na noite desta sexta-feira (27 de maio), no "Jornal Nacional".
Inicialmente a intenção era confirmar no evento São Paulo como palco da abertura, mas os atrasos podem adiar a divulgação ou propiciar uma confirmação do Rio..
Salvador ainda tem pequena esperança de receber a abertura porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem preferência pela capital da Bahia. Governada pelo PT (Jaques Wagner), os baianos alegam ter capacidade de receber muitos turistas por ter experiência no Carnaval. O comitê local prevê também o crescimento da rede hoteleira em 35% até 2014, com total de 82 mil leitos.
A Fifa preferia São Paulo por ser o centro econômico do país. E fez força para isso. A abertura é precedida pelo Congresso da entidade, realizado pouco antes da Copa, que traz executivos ao país e a Fifa quer que seja em um local de negócios. Sem São Paulo, o Rio de Janeiro passa a ser o preferido, o que deixa Salvador sem chance. Brasília foi descartada porque não tem tradição no futebol e a Fifa não quer abrir o Mundial em uma cidade assim – o Brasiliense, principal time do Distrito Federal, está apenas na Série C do Brasileiro. Já Belo Horizonte tem problemas de infraestrutura, principalmente hoteleira.
São Lourenço da Mata foi um dos municípios pernambucanos contemplados pelo Ministério da Cultura para a construção de uma Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). A confirmação do empreendimento foi oficializada na última quinta-feira (19), quando o Governo Federal divulgou o orçamento destinado a cada municipal e encaminhou os projetos de referência para o empreendimento. O benefício foi fruto de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude, que em novembro do ano passado encaminhou um projeto ao Ministério lentando o benefício.
A futura praça, que deverá ser construída ao lado do Ginásio de Esportes Pereirão, terá 700 metros quadrados, e irá oferecer uma estrutura de edifício com quatro pavimentos compostos por uma sala de cinema com 48 lugares, bibliotheca, telecentro, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e salas multiuse. O projeto contempla ainda a construção de aparelhos de ginástica, pistas de skate, jogos de mesa e kits básico esportivo. Em contrapartida, caberá ao município ceder o terreno e gerenciar e manter os equipamentos.
O investimento previsto é de R$ 1,9 milhão, e será custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. “Esta é mais uma prova de que a gestão do prefeito Ettore Labanca está empenhada em proporcionar uma melhor qualididade de vida para a sua população com a construção de mais espaços comunitários públicos.
O novo reforço do Afagu/Russas para temporada é o goleiro Reginho. Pernambucano de 26 anos o arqueiro é uma das grandes contratações da equipe para a temporada.
Revelado pela Universo (PE), o goleiro coleciona títulos importantes na carreira, como o tri-campeonato Pernambucano com a própria Universo, um campeonato gaúcho pelo John Deere, um campeonato goiano e uma taça brasil (Segunda Divisão) pelo Anápolis/Super Bolla. Além de ter chegado as semi-finais da Liga Futsal defendendo o Umuarama do Paraná, em 2009. Reginho deverá chegar em Russas (CE), na tarde desta terça feira (05/04).
Apesar do bom inicio da Copa Metropolitana Série Ouro a diretoria do Afagu/Russas segue de olho no mercado a procura de novo atletas para compor o grupo que disputará o Campeonato Cearense 2011. Tudo indica que mais nomes ainda serão anunciados até o inicio ou no decorrer da competição mais importante do calendário do futsal cearense.
Para-atletas pernambucanos caminham firmes no mundo esportivo
Jucélio de Souza e Carlos André do Nascimento vão competir no Nacional de Atletismo
Além da força, da velocidade, da técnica e da concentração necessários para praticar o lançamento de dardo, o pernambucano Jucélio de Souza (fotos 1 e 2) precisa driblar a paralisia obstétrica que atinge seu braço e que o acompanha desde o parto. Junto com o para-atleta Carlos André do Nascimento (fotos 3 e 4), eles treinam firme para alcançar marcas importantes e conquistar espaço no mundo esportivo.
Foi assistindo a programas esportivos que Jucélio de Souza sentiu vontade de participar das competições. “Era um sonho que eu tinha e a situação minha de deficiência não atrapalha em nada, né?”, afirma. Com toda essa determinação, ele garantiu uma vaga na competição nacional de arremesso de dardo. “Eu me classifiquei para o Brasileiro fazendo o índice no Regional Norte-Nordeste, realizado lá em Fortaleza. Com muita de dedicação e muito treino, estou tentando agora me classificar para a segunda etapa”, festeja.
Além da classificação, o pernambucano conseguiu também ser o melhor do Brasil até agora na modalidade, com a marca de 31,18m. No Brasileiro, ele vai passar por três etapas: a primeira será dia 2 de agosto, em Fortaleza (CE); a segunda, em São Paulo (SP)e a terceira, em Porto Alegre (RS).
Em sua melhor performance, Jucélio de Souza atingiu 32,08m, no Festival de Lançamento de Dardo, em fevereiro deste ano, aqui no Recife. O para-atleta vive uma luta diária para permanecer no esporte. Sem patrocínio e sem emprego, é aqui na pista do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, na Várzea, que ele busca seus objetivos. “Eu moro em São Lourenço da Mata e saio de casa mais ou menos meio-dia e meia para estar aqui às 14h, todos os dias, treinando para conseguir realizar esse meu sonho”, acredita.
Outro que também não mede esforços em busca dos sonhos é o para-atleta Carlos André do Nascimento. “Eu pratico atletismo, nas provas de campo de disco, dardo e peso, na qual fui classificado com dois índices no Regional, mês passado, e consegui índice no disco e no dardo, superando as marcas que foram determinadas pelo Comitê Para-olímpico”, ressalta.
Os índices alcançados por André impressionam: na modalidade disco, ele atingiu 24,58m, 4,84m a mais que o mínimo exigido. Morador do bairro do Vasco da Gama, todos os dias pratica basquete pela manhã e arremessos à tarde. Ele treina numa cadeirinha especial, devido à poliomielite que teve aos 5 anos de idade. Aos 17, começou a praticar esporte e não parou mais “Quando comecei, ninguém dava nada por mim, nem mesmo o professor. Com minha força de vontade, primeiramente graças a Deus, eu consegui chegar a um topo”, comemora o competidor.
FONTE: Globo Esporte
Extraído de: Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata
O maratonista Rildo Pereira, representante de São Lourenço da Mata em diversas corridas, obteve destaque na 4ª Corrida dos Comerciários do Recife, que aconteceu no último domingo .(1º) Ele conseguiu o primeiro lugar na sua categoria, que é da faixa etária entre 30 e 34 anos, e ficou em sétimo lugar na classificação geral. Um ótimo resultado para quem passou 15 dias se recuperando de uma lesão e enfrentou difíceis adversários na competição. Com o resultado ele levou para casa mais uma medalha e um troféu para fazer parte de tantos outros que conquistou ao longo de sua carreira.