A pouco mais de um ano para o pontapé inicial da Copa das Confederações da FIFA, marcado para o dia 15 de junho de 2013, em Brasília, o calendário de jogos contemplando as seis sedes confirmadas para o torneio foi apresentado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 30 de maio de 2012. Com exceção da capital federal, que será o palco da importante partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos. Para consultar a tabela completa, clique no arquivo de PDF relacionado na coluna da direita.
Na semana passada, o Comitê Executivo da FIFA ratificou o formato com seis sedes para o torneio que será disputado por oito países no ano que vem. Aliás, a próxima edição do "Festival dos Campeões" promete ser uma das mais equilibradas da história, com o anfitrião Brasil já classificado ao lado da Espanha, atual campeã do mundo; do Japão, campeão asiático; do México, vencedor da Copa Ouro da CONCACAF; e do Uruguai, que venceu a última Copa América. Os representantes de África, Europa e Oceania ainda serão definidos.
"Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014", explicou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que participou de uma coletiva de imprensa juntamente com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) Bebeto e Ronaldo. "Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", completou o francês.
"Estamos comprometidos em realizar a melhor Copa das Confederações da FIFA de todos os tempos", disse Ronaldo. "É um grande desafio para as seis sedes que trabalharam tão forte para chegar a este ponto. Mas o esforço delas certamente será recompensado com partidas memoráveis, uma grande festa e a enorme visibilidade internacional que o torneio dará a essas cidades. Equipes de ponta mostrarão o seu talento em seis estádios novos ou completamente reformados. Depois da competição, teremos metade das sedes prontas e testadas para a Copa do Mundo da FIFA — um ano antes, o que é muito importante para a equipe do COL", acrescentou o ex-atacante.
"É um grande desafio para as seis sedes que trabalharam tão forte para chegar a este ponto. Mas o esforço delas certamente será recompensado com partidas memoráveis, uma grande festa e a enorme visibilidade internacional" Ronaldo
"As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos", explicou o ministro do Esporte. "Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam."
0 comentários